PUBLICIDADE E CRIANÇAS - Consuming Kids: The Commercialization of Childhood

Educação sexual na escola de Montalegre

PORQUE CONDUZIR DE FORMA IRRESPONSÁVEL MATA MESMO!!!

127 horas FILME -nunca desistas....

CASA EM HONG KONG

CONSTRUIR UM HOTEL EM 6 DIAS

Multas para pais que não se envolvam na educação dos filhos

Multas para pais que não se envolvam na educação dos filhos
Medida deverá entrar em vigor nos Açores
22- 2- 2011 17: 49

A nova secretária regional da Educação do Governo Regional dos Açores, Cláudia Cardoso, pretende dar mais autoridade aos professores para que possam aplicar coimas aos pais que não se envolvam na educação dos filhos.A decisão foi avançada no plenário da Assembleia Legislativa Regional durante a questão do Governo sobre educação promovida por Paulo Estêvão, deputado regional do Partido Popular Monárquico (PPM) de forma a debater os problemas escolares nos Açores, refere a Lusa.Cláudia Cardoso frisou que é necessário um «reforço urgente da autoridade do pessoal docente, dentro e fora da sala de aulas» e é importante que se dê aos professores o estatuto de «autoridade pública». A secretária afirma ainda que «as situações de agressões» devem ser consideradas «como situações de crime público».A secretária que pretende criminalizar os maus comportamentos escolares através de «profundas alterações» no Estatuto do Aluno, no Regulamento de Gestão Administrativa e Pedagógica dos Alunos e no Regulamento de Autonomia e Gestão das Escolas pretende também que os pais sejam mais assíduos no acompanhamento dos alunos, e admite que sejam aplicadas «coimas» e «perda de direitos sociais» aos pais não interessados.O líder parlamentar do CDS/PP, Artur Lima, disse à Lusa que a proposta apresentada já tinha sido defendida por sindicatos de alguns paridos da oposição e considerou que se trata de uma «viragem no discurso da Educação nos Açores».Paulo Estêvão impôs a «suspensão imediata» do sistema de avaliação dos docentes por ter entendido que seria uma perda de tempo para os professores e por não discriminar os bons dos maus. O deputado criticou ainda o método de avaliação dos professores existente que classifica todos com nota de «bom».Cláudia Cardoso recusou a exigência de Paulo Estêvão, recordando que a indicação que o executivo tem é que este modelo, além de estar devidamente integrado, já é «compreendido» e «aceite» pelos docentes.

O professor palhaço -será que os alunos querem mesmo ter um professor assim?

O PLANETA HUMANO -Série da BBC ONE-EXCELENTE

DIA DOS NAMORADOS

JUNIOR ACHIEVEMENT

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Saiba como organizar o seu orçamento familiar






Saiba como organizar o seu orçamento familiar
por Alexandre Soares, Publicado em 16 de Novembro de 2009

Verifique quanto é que cada despesa deve pesar nas contas da família
A família paga seis mil euros de prestações por mês. O casal só tem um filho e recebe todos os meses 2500 euros de ordenados. Naturalmente, acumulou uma dívida de 150 mil euros em cartões de crédito e crédito pessoal. Não é crédito à habitação, nem do carro. Apenas despesas pontuais, como o tal LCD que fazia mesmo falta. Este é o retrato de mais uma família que deixou de controlar as contas, e as despesas passaram a controlar a família.

Assim que a responsável pelo gabinete de apoio ao sobreendividado, da DECO, perguntou se faziam um orçamento, responderam imediatamente: "Claro que sim, mentalmente". "E por escrito?", insistiu a especialista. "Não, isso nunca fizemos."

Segundo a responsável é aqui que começa o problema. "É o primeiro grande erro das famílias portuguesas na hora de gerir o seu orçamento: não organizar um", explicou Natália Nunes, do gabinete da associação de defesa dos direitos do consumidor, ao i.

Na verdade, a única forma de controlar as despesas é saber exactamente para onde está a ir o seu dinheiro. Por vezes, pequenas despesas que parecem insignificantes no final do mês, ou mesmo no fim do ano, podem representar uma quantia considerável do orçamento. Se não, vejamos. Por exemplo, três euros num pequeno-almoço todos os dias fora de casa, ao final de um ano significa quase 1100 euros a menos.

Por essa razão, deve apontar diariamente todas as suas despesas. Este é, aliás, um dos princípios básicos da organização e gestão das finanças pessoais: anotar todas as despesas, desde a prestação da casa até ao café. No final do mês, mesmo que não tenha sobrado nada, pelo menos irá saber para onde foi o dinheiro e quais as despesas que mais peso têm no orçamento.

Natália Nunes explica que é primeira coisa que faz com as famílias. Num folha, fazem um traço a meio, de um lado anotam tudo o que recebem e do outro todas as despesas que têm. "As pessoas não têm ideia de quanto gastam", diz. "Ficam surpreendidas quando percebem que gastam mais do que recebem", explicou a especialista.

Reduzir e reajustar Para uma boa gestão das finanças da família também é essencial identificar as despesas desnecessárias e reduzi-las ou mesmo eliminá-las. "De que preciso realmente? Onde posso cortar?" são as perguntas que devem ser colocadas, adiantou Natália Nunes.

São várias as sugestões para reduzir alguns gastos nas diversas categorias do orçamento familiar. Mas nalgumas situações, apenas a mudança de atitude, como no caso da conta da água, luz ou gás, pode significar mais alguns euros poupados. É também importante manter as despesas dentro dos limites da respectiva categoria. Claro que não existe nenhum modelo ideal, apenas linhas orientadoras (ver gráfico). Cada família deve ajustar o orçamento às suas necessidades. Natália Nunes explica que os créditos, por exemplo, "não devem exceder os 40%". Sendo que, no gráfico apresentado pelo i, o empréstimo da casa está inserido na categoria habitação, que deve pesar cerca de 35% do orçamento total. Com estes conhecimentos na carteira, é começar a cortar. E cortar outra vez, é a fase dolorosa.

Depois, até pode ser divertido, sobretudo se tem jeito para o negócio. "A maioria dos portugueses não sabe que pode negociar as condições dos seus contratos. Mas podem, e devem", conta a responsável da DECO. "Deve renegociar-se o spread com o banco. Depois, fazer simulações noutros bancos. Se oferecerem melhores condições, voltar ao nosso banco, explicar as condições oferecidas e negociar novamente. Se as condições continuarem a ser melhores noutro sítio, não se deve hesitar na hora de mudar." Alargar o prazo do empréstimo é outra opção, mas é preciso atenção. Embora a prestação mensal fique mais baixa, no final do contrato terá pago mais pelo empréstimo.

No dia-a-dia, há muito para fazer. Em casa, uma simulação no site da EDP pode ajudar a perceber qual o melhor tarifário disponível. Apesar da redução no preço dos combustíveis, os transportes públicos continuam a ser mais económicos. Se tiver mesmo de ir de automóvel, pode optar por partilhar a viagem com outras pessoas. O carsharing é uma óptima maneira de cortar nas despesas e está na moda. Esqueça o cartão de crédito e, nas transferências bancárias, dê sempre preferência à internet e ao multibanco para evitar as comissões. Quanto à alimentação, opte pelos produtos de marca branca. O ideal é que consiga também destinar uma fatia do seu orçamento à poupança, como uma qualquer outra categoria.

Quem segue estes conselhos, é pouco provável que acabe sentado em frente a Natália Nunes no gabinete da DECO. E terá, certamente, maior controlo das contas do orçamento familiar.




Sem comentários:

Enviar um comentário

CONSUMIR...CONSUMIR.....

Disciplina na Escola

GERIR O ORÇAMENTO FAMILIAR..

A ECONOMIA..UMA HISTÒRIA AO DEITAR....The economy: a bedtime story ..

COMO ECONOMIZAR?

Aprenda a poupar 12,5% ao mês ...Orçamento Familiar...

www.creditportugal.com - poupar em pequenas coisas do dia-à-dia